Medir a pressão – como você faz isso?

As doenças relativas à pressão arterial são muito perigosas e conhecidas por serem silenciosas. Afinal, logo que surgem, é comum não sentir nenhum sintoma. Quando os sintomas, de fato aparecem, a doença está bem avançada e isso muitas vezes pode ser fatal.

Já que os sintomas são difíceis de serem percebidos, como é possível prevenir que a doença venha a aparecer? Como é que vamos correr para o médico, logo no início da doença, se nem sabemos que ela está presente?

A resposta é simples: você precisa constantemente medir a pressão arterial.

Medir a pressão com um aparelho digital

Antigamente, fazer esta verificação era mais complicado, uma vez que só podia ser feita com um esfigmomanômetro, um instrumento utilizado por profissionais da saúde para aferir a pressão arterial.

Em síntese, com o surgimento dos medidores de pressão arterial digitais, este acesso ficou muito mais facilitado. Este tipo de aparelho custa em torno de R$ 160 e qualquer um pode medir a sua própria pressão arterial.

Mas se você pensa que é só colocar o aparelho no pulso e aguardar o resultado, está enganado. Alguns cuidados são essenciais para que você tenha o resultado correto. Vamos conhecer alguns deles.

medir a pressão

Como medir a pressão arterial corretamente

Antes de colocar o aparelho no pulso e ligá-lo, é preciso entender que alguns procedimentos precisam ser adotados para que o resultado seja o mais correto possível. Saiba qual a forma correta de realizar a medição de sua pressão arterial.

  • Coloque a braçadeira do aparelho a uma distância de dois a três centímetro acima da dobra do braço;
  • Antes de medir a sua pressão arterial, não fume ou beba bebidas alcoólicas por 30 minutos antes de realizar a medição da pressão arterial;
  • As atividades físicas não poderão ter sido realizadas por uma hora antes de sua medição. Isso fará com que acelere o seu coração e o resultado não seja o correto;
  • Esvazie a bexiga antes de verificar a pressão;
  • Ao medir a pressão, sua coluna precisa estar ereta;
  • O braço deve estar firme e posicionado na altura do coração;
  • A palma da mão deve estar descansada e virada para cima;
  • Não fale ou movimente o braço durante a medição;
  • Se possível, verifique a sua pressão antes das refeições;
  • Repouse por 10 minutos antes de aferir a pressão arterial.

De quanto em quanto tempo deve-se medir a pressão?

Esta orientação deve vir de um médico. Quem não sofre de nenhum problema de saúde pode verificar a pressão a cada seis meses. Para as pessoas que já tem algum problema de saúde ou mesmo para aqueles que fazem uso de algum tipo de medicação, esta medição pode ser feita de forma semanal. Neste caso, é sempre útil ter um aparelho de pressão digital à sua disposição.

medir a pressão

Clique aqui e confira a lista de alimentos que podem baixar a pressão 

Conclusão

Em suma, dada a importância da pressão arterial e das inúmeras doenças que uma pressão elevada pode causar, é preciso estar constantemente fazendo o seu controle.

Porém, para medir sua pressão é preciso tomar alguns cuidados, para que o resultado seja o mais real possível. Um resultado errado pode, entre outras coisas, mascarar um possível problema relacionado a pressão arterial.

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

2 comentários em “Medir a pressão – como você faz isso?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: