Ibuprofeno – Para serve e como tomar

Em nosso cotidiano, é comum o surgimento de dor de cabeça, febre, dor de dente ou dor de garganta. Seja por algum motivo de doença ou pelo simples estresse do dia-a-dia, é impossível evitar certos tipos de dores. Mas para o alívio destes sintomas existe o ibuprofeno, um medicamento analgésico e anti-inflamatório muito utilizado.

O nome ibuprofeno é um fármaco anti-inflamatórios não esteróide e seu nome é a inicial de ácido isobutilpropanoicofenólico.

Descubra mais sobre este eficiente medicamento e que faz parte do nosso dia-a-dia.

Entenda também para que ser a Cefalexina

Para que serve o ibuprofeno

Este medicamento serve para aliviar a maioria dos tipos de dores, sejam musculares, dor de cabeça, dor de dente, entre outras.

Além disso, por ser um anti-inflamatório e antitérmico, ele reduz a inflamação e evita febre.

ibuprofeno

Como tomar

Para os adultos, a melhor opção é fazer uso deste medicamento na forma de comprimidos. Neste caso, a orientação é tomar um comprimido de 200 ou 400 mg a cada 4 ou 6 horas, dependendo do nível da dor. Caso a opção seja pelo comprimido de 600 mg, o uso deve ser feito a cada 6 ou 8 horas.

Lembre-se de respeitar o limite máximo de 2400 mg por dia. Caso contrário, você poderá sofrer com os efeitos de uma superdosagem deste medicamento.

As crianças acima de 6 meses podem tomar o medicamento em gotas. Para isso, calcule 5 mg para cada quilo da criança ou 10 mg para cada quilo da criança, caso a febre seja superior a 40 graus.

Descubra o que é um remédio antiinflamatório clicando aqui

Efeitos colaterais e contraindicação

Como acontece com a maioria dos medicamentos, o ibuprofeno possui alguns efeitos colaterais, que pode incluir tontura, alergia, dor de estômago, prisão de ventre, gases e retenção de líquido.

Se você perceber qualquer um desses sintomas, consulte um médico.

Além disso, este é um medicamento contraindicado para quem tem problemas de perfuração gastrintestinais, doença de Crohn, alergia ao ácido acetilsalicílico ou a qualquer outra componente da sua fórmula.

As grávidas, principalmente nos dois primeiros trimestres e no último trimestre, devem evitar este medicamento, uma vez que ele aumenta o risco de hipertensão e diminui as contrações uterinas. Evite também quando estiver amamentando.

Ibuprofeno ou paracetamol?

Estamos falando de dois dos medicamentos mais utilizados quando o assunto é dor, principalmente dor de cabeça. É bem possível que você, em sua caixa de medicamentos, possua um destes remédios. Mas qual será o mais eficiente no tratamento da dor?

Estes dois remédios possuem atuação parecida, uma vez que atuam bloqueando as prostaglandinas, que são substâncias que o corpo libera em determinadas situações e que causam a sensação de dor.

A diferença entre eles está no fato de que, além de aliviar as dores, o paracetamol não possui propriedades anti-inflamatórias. Outra vantagem do ibuprofeno é que ele age mais rápido e permanece mais tempo no organismo. A desvantagem é que o ibuprofeno possui mais efeitos colaterais.

ibuprofeno

Conclusão

É praticamente impossível viver sem nenhum tipo de dor. Estamos sujeitos às mais variadas situações que, de vez em quando, vão se transformar em alguma dor.

Ter um remédio como o ibuprofeno é essencial para aliviar as dores, mas não abuse. Se você tem determinado tipo de dor com frequência, consulte um médico.

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

Um comentário em “Ibuprofeno – Para serve e como tomar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: