Diabetes – Quais os primeiros sintomas

A diabetes é uma doença que se caracteriza pela falta de insulina, um hormônio produzido no pâncreas. O resultado disso é uma grande concentração de glicose no sangue.

Por ser uma doença silenciosa, é difícil perceber os seus sintomas. Neste artigo você aprenderá a medir o nível de glicose no sangue e saberá como identificar os primeiros sintomas da diabetes.

Leia também sobre a sinusite clicando aqui

Como medir a diabetes

Para fazer a medição de sua diabetes é necessário saber a quantidade de açúcar no sangue e isso é feito através da medição da glicose.

Para realizar este exame, os adultos precisam estar em jejum há 8 horas, enquanto que as crianças precisam estar em jejum há 3 horas.

diabetes

O exame é realizado através de um pequeno aparelho chamado de glicosímetro. Se você possui o aparelho em casa, é possível medir a sua glicose sozinho. Confira o passo-a-passo para realizar esta medição:

  1. Lave bem as mãos com água e sabão e seque bem;
  2. Coloque a fita de teste no aparelho;
  3. Espete o dedo com a agulha do aparelho até sair uma gota de sangue;
  4. Encoste a fita na gota de sangue;
  5. Aguarde até que apareça no visor do aparelho o nível de glicemia.

Se o valor der abaixo de 100, é sinal que está tudo normal. Se o valor estiver acima de 126, é sinal que você está no nível de diabetes. Nesse caso, é recomendado que você faça a medição da glicose no dia seguinte. Se o resultado der novamente acima de 126, é preciso procurar um médico.

Saiba quais os alimentos que contém mais vitamina E

Os primeiros sintomas da diabetes

A diabetes é uma doença que afeta em torno de 10 milhões de brasileiros, mas metade deles nem imagina ser portador da doença.

Você já deve ter ouvido que essa é uma doença silenciosa. E isso é verdade, pois, ela não possui grandes sintomas. Na linguagem médica, dizemos que esta é uma doença assintomática.

Por ser uma doença que não tem sintomas, é difícil começar a perceber que você pode estar com diabetes. O que se sabe é que se trata de uma doença hereditária, ou seja, se alguém na sua família tem diabetes, é preciso estar atento.

Entre os primeiros sintomas que a diabetes pode trazer, podemos destacar:

  • Emagrecimento: sabemos que a diabetes emagrece. Mas você sabe por que isso acontece? O organismo das pessoas com diabetes não consegue absorver o açúcar, com isso, a pessoa não engorda;
  • Muita fome: como o açúcar não é absorvido pelo sangue, o corpo fica sem energia, fazendo com que a pessoa fique com fome logo em seguida;
  • Sede em excesso: a sede está relacionada ao níveis elevados de glicose no sangue;
  • Muita vontade de urinar: como o açúcar não é absorvido pelos rins, ele precisa ser eliminado e isso ocorre através da urina;
  • Visão turva: é comum que as pessoas diabéticas tenham problemas de vista. Isso acontece porque os níveis alto de glicose no sangue afetam a visão. Se você está com problema de visão desfocada, é importante medir o seu nível de glicose.

diabetes

Conclusão

Apesar de ser um doença silenciosa, a diabetes possui alguns sintomas muito comuns. É claro que não se pode avaliar os sintomas de forma isolada. Mas se você apresenta vários desses sintomas ou se possui diabéticos na família, consulte um médico para avaliar o seu caso.

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

Um comentário em “Diabetes – Quais os primeiros sintomas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: