Menstruação atrasada? Descubra as principais causas

A menstruação atrasada é um alerta que o corpo da mulher está dando de que algo não está bem. O primeiro pensamento, principalmente das mulheres que possuem uma vida sexual ativa, é a possibilidade de estarem grávidas.

Não é preciso ligar o sinal de alerta, mas este ciclo irregular pode estar relacionado a outros problemas de saúde. Em primeiro lugar, é importante saber que atrasos de três, cinco ou sete dias são considerados normais. Para começar a falar em menstruação atrasada, é necessário considerar um atraso de pelo menos 15 dias.

Neste artigo você entenderá as principais causas para o atraso da menstruação, desconsiderando a situação de gravidez.

Leia também: período fértil – Como saber qual é o meu?

As causas da menstruação atrasada

Adolescência

Quando a adolescente recém ficou menstruada, é normal que seu organismo leve um tempo até se adaptar a essa nova situação. Algumas meninas podem ficar dois ou três meses sem menstruar e isso não indica, necessariamente, uma gravidez.

mestruação atrasada

Uso de anticoncepcionais

Quando a mulher faz uso de anticoncepcional de forma contínua, é comum haver a redução do fluxo menstrual e, em alguns casos, pode até mesmo fazer com que a mulher fique sem menstruar.

Isso pode ocorrer, também, na pausa do anticoncepcional ou até mesmo quando é necessário substituir o método.

Aqui é preciso ter um certo cuidado, pois pode acontecer de não vir a menstruação e, mesmo assim, a mulher estar grávida. É importante fazer uso de mais de um método contraceptivo, como o preservativo.

Amamentação

Em geral, quando a mulher está amamentando, há um bloqueio na produção de hormônios, fazendo com que ela não menstrue.

Assim como na situação anterior, é preciso ter cuidado, uma vez que o fato de não menstruar, não significa que ela não tem um período fértil. Pode acontecer da mulher engravidar durante a amamentação.

Perda brusca de peso

Pode parecer que não tem muito a ver, mas uma perda representativa de muitos quilos pode fazer com que sua menstruação atrase.

O responsável para isso acontecer é o estrogênio, um dos hormônios que regulam a menstruação. O tecido adiposo (a gordura) ajuda na produção deste hormônio, portanto, perder esta gordura pode resultar em atraso menstrual;

Obesidade

A gordura ajuda na produção do estrogênio, mas o contrário também acontece. O excesso de tecido adiposo pode interferir na produção de estrogênio.

Ovários policísticos

A mulher com SOP (síndrome do ovário policístico) possui um distúrbio que altera seus níveis hormonais e faz com que cistos sejam formados nos ovários.

Entre os muitos sintomas que esta síndrome possui está a produção de hormônios masculinos, o que afeta o ciclo menstrual da mulher e que pode fazer com que a menstruação atrase.

Não deixe de conferir: principais anticoncepcionais – Escolha o seu!

Estresse

As situações estressantes do cotidiano como brigas familiares, falta de dinheiro ou problemas no trabalho pode interferir no seu ciclo menstrual.

Isso ocorre porque quando há muita produção de um hormônio chamado cortisol, o ciclo da mulher se desregula. O estresse ou a ansiedade fazem com que haja um aumento na produção de cortisol.

mestruação atrasada

Conclusão

Quando a menstruação atrasa, logo vem à cabeça uma possível gravidez. Mas como vimos, nem sempre a menstruação atrasada é sinal de que você terá um bebê.

Mas mesmo assim, é uma indicação de que algo não está bem no seu corpo. Caso você perceba que sua menstruação não é regular, é importante consultar um ginecologista, para descartar outros problemas de saúde.

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

Um comentário em “Menstruação atrasada? Descubra as principais causas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: