Período fértil – Como saber qual é o meu?

Ser mãe é o sonho de muitas mulheres e não há nada mais bonito do que planejar este momento especial. Este planejamento é possível de ser realizado se você souber quando é o seu período fértil.

Se por um lado muitas mulheres têm o desejo de ser mãe, por outro lado, muitas mulheres evitam isso a qualquer custo. De qualquer forma, saber quando é o seu período fértil ajudará a não engravidar.

Neste artigo você entenderá melhor o que significa o período fértil da mulher e como saber qual é o seu.

Confira: posso tomar anticocepcional amamentando?

Como calcular o seu período fértil

A primeira coisa a saber, no momento de calcular o seu período fértil é que um ciclo menstrual regular possui 28 dias. Nem todas as mulheres possuem um ciclo menstrual regular, o que pode fazer com que este cálculo não seja 100% correto.

Como não é possível analisar todas as exceções, vamos considerar a regra, ou seja, o ciclo menstrual de 28 dias.

Para saber qual o seu período mais fértil do mês, basta contar 14 dias a seguir ao primeiro dia de sua menstruação, incluindo, o primeiro dia em que ela ocorreu. Este é o seu dia mais fértil.

Mas então, qual o meu período fértil? Sabendo o seu dia mais fértil, o período fértil será aquele que inclui os três dias anteriores e os três dias posteriores a esta data.

Período fértil

Como funciona o ciclo menstrual

Agora que você já sabe quais serão os seus dias de período fértil, vamos entender melhor como funciona o seu ciclo menstrual.

  • O ciclo menstrual possui 28 dias e este período começa a contar quando desce a menstruaçao;
  • A menstruação dura de três a oito dias. Porém, este tempo pode variar, de acordo com a regularidade do ciclo menstrual de cada mulher;
  • Quando a menstruação acaba, um novo óvulo será amadurecido dentro do ovário. Quando este óvulo já está amadurecido, ele sai do ovário. Isso ocorre no 14º dia de ovulação. Este é o dia mais fértil da mulher;
  • Se um espermatozoide encontrar com este óvulo, acontece a gravidez. Porém, se isso não ocorrer, a mulher ficará novamente menstruada.

Exemplo prático para o cálculo do período fértil da mulher

Digamos que a sua menstruação ocorreu no dia 04 de março. Como já vimos, precisamos contar 14 dias, incluindo o dia que veio a menstruação, ou seja, o próprio dia 04. O 14º dia seria 14 de março. Este é o seu dia mais fértil.

Já o seu período fértil inclui os três dias anteriores e os três dias posteriores ao dia mais fértil, ou seja, vai de 14 a 20 de março. Este é o melhor período para engravidar.

Leia também: como escolher o seu anticocepcional

Período fértil

Conclusão

O autoconhecimento de seu próprio corpo é de extrema importância para a sua saúde. Um exemplo disso é entender o funcionamento de seu ciclo menstrual.

Se você planeja engravidar, saber o seu período fértil vai ajudar a descobrir em que momento do mês você está mais apta para isso acontecer.

Portanto, se você não deseja ter filhos, saiba que este é o período do mês em que a relação sexual deverá ser evitada. De qualquer forma, é importante salientar que se não deseja engravidar, este não é o método mais adequado de prevenção.

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

Um comentário em “Período fértil – Como saber qual é o meu?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: