Pressão arterial – 5 alimentos que podem baixá-la

Quando falamos em pressão alta ou hipertensão, o sal surge como o grande vilão. Isso acontece porque este é um elemento que, de fato, faz a pressão arterial subir. É recomendável que, pessoas com pressão baixa, façam o consumo do sal para elevar os índices de sua pressão.

Porém, quem já sofre com problemas de hipertensão (pressão alta) precisa diminuir o consumo de sal em sua dieta. Mas não se preocupe. Existem muitos alimentos que ajudam a baixar a sua pressão arterial. Vamos conhecer alguns deles, mas, antes disso, precisamos entender o que é pressão arterial.

O que é pressão arterial?

A pressão arterial é a força ou pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias. Quando medimos nossa pressão, dois números surgem: o primeiro e mais alto é o da sístole e o segundo e mais baixo é o da diástole. Uma pressão arterial é considerada normal quando o primeiro número está em 12 e o segundo número está em 8.

Quanto mais alto estes números, maior sua crise de hipertensão será e você precisa encontrar formas para diminuir estes números.

Alguns alimentos podem ajudar neste processo, como você verá a seguir.

Confira: os efeitos colaterais do Dorflex

5 alimentos que baixam sua pressão arterial

Abacate

O abacate, apesar de ser uma fruta, muitas vezes é visto com restrição nas dietas. Isso ocorre pelo fato deste ser um alimento muito calórico. Mas o consumo moderado pode trazer muitos benefícios, principalmente para quem sofre de pressão alta.

Isso se deve graças à presença de potássio, um dos responsáveis pelo controle da pressão arterial. Além disso, a fruta é rica em vitaminas A e E, que diminuem os níveis de colesterol ruim.

Pressão arterial

Banana

Já falamos que o potássio ajuda no controle da pressão. O motivo para isso acontecer é o fato do potássio ajudar a eliminar o excesso de sódio no organismo. Como você já deve saber, o sódio ou o sal é o grande vilão da hipertensão.

E quando pensamos em potássio, qual o primeiro alimento que vem à sua cabeça? Banana! Sem dúvida, este é um dos alimentos que mais auxilia para baixar a pressão arterial. Além disso, a banana ajuda a relaxar os músculos do corpo.

Pressão arterial

Frutas vermelhas

O morango, amora, framboesa entre outras frutas vermelhas possuem essa cor graças a uma substância chamada de antocianina. Além de dar cor, esta substância favorece a circulação sanguínea, baixando os níveis da pressão.

Pressão arterial

Salmão

Este é outro alimento rico em potássio e que combate o sódio presente no organismo, diminuindo sua pressão arterial. Além disso, este peixe possui ômega 3, que reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.

Pressão arterial

Clara de ovo

A clara do ovo é rica em proteína e um excelente vasodilatador. O resultado de vasos mais dilatados é a diminuição nos níveis de pressão arterial.

Pressão arterial

Leia também: como tratar sinusite

Conclusão

Os problemas de pressão arterial, sobretudo da pressão alta, podem trazer muitos riscos para a sua saúde. É essencial manter os níveis de pressão controlados.

O consumo dos alimentos acima vai ajudar você a equilibrar os níveis de sua pressão, fazendo com que você tenha uma vida mais saudável.

 

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

2 comentários em “Pressão arterial – 5 alimentos que podem baixá-la

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: