Sinusite: o que é e como tratar

A sinusite é uma inflamação nos seios da face, que são os espaços preenchidos de ar que ficam dentro do crânio e da face. Eles são responsáveis pela comunicação com a cavidade nasal. Sensações como dor de ouvido, dor de cabeça, dor na face, inchaço, ardência nos olhos e até mesmo mau hálito, podem ser motivados pela sinusite.

Os seios da face são muito importantes, pois, eles produzem muco que combate diversos tipos de infecções respiratórias. Eles também ajudam a filtrar o ar que respiramos.

Porém, em alguns casos estes sinus (o mesmo que seios da face) inflamam. Quando isso ocorre, temos a sinusite.

A sinusite pode ser dividida em aguda, que pode durar até quatro semanas e crônica, que pode permanecer por mais de doze semanas, mesmo quando tratada.

Conheça os remédios naturias para tosse clicando aqui

sinusite

Como tratar a sinusite

Tratamento caseiro

A lavagem nasal utilizando apenas água e sal pode ser um excelente tratamento para a sinusite e você pode fazer isso em casa. Esta solução é útil, uma vez que auxilia a retirar as secreções que estão presas.

Para fazer esta solução você vai precisar de 250 ml de água fervida, 2 colheres de chá de sal marinho e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Basta misturar e quando estiver morno, aplique nas narinas com a ajuda de um conta-gotas.

Corticoides

Os corticoides podem ser receitados na forma oral, injetável ou em spray nasal. A sua função é tratar a inflamação. O medicamento é utilizado nos casos mais grave de sinusite, portanto, só utilize com autorização de seu médico.

Antibióticos

A sinusite pode ter várias origens, como ser causadas por fungo ou bactérias. Se a causa de seu problema é bactérias, seu médico vai receitar um antibiótico para o tratamento.

Analgésicos e anti-inflamatórios

Remédios conhecidos como paracetamol ou ibuprofeno não tratam diretamente a doença, mas podem ser úteis para aliviar as dores.

Descongestionantes nasais

Estes medicamentos auxiliam os sintomas da sinusite, principalmente, quando não conseguimos respirar. Porém, este medicamento deve ser usado com precaução, uma vez que causa dependência.

Cirurgia

As pessoas pensam que este é um problema de saúde que não merece atenção. Entretanto, muitas vezes o problema já está tão grave, que a medicação já não surte efeito, devendo recorrer a uma cirurgia.

Clique aqui e saiba o que é remédio antiinflamatório 

Como prevenir a sinusite

Você aprendeu diversas formas de tratamento para este que é um sério problema de saúde. Mas devemos sempre evitar remediar, procurando encontrar formas de não ficar doente. No caso da sinusite, é possível fazer sua prevenção da seguinte forma:

  • Beba muito líquido, pois, isso hidrata o muco nasal;
  • Evite ambiente com cigarro;
  • Evite situações onde você possa ficar alérgico, como locais insalubres;
  • Lave sempre as mãos e, se possível, use álcool gel;
  • Use umidificadores de ambiente.

sinusite

Conclusão

Se você já teve sinusite ou tem tendência para este problema, deve evitar locais com fumaça ou muito pó. A sinusite pode aparecer de uma hora para a outra, portanto, você precisa se prevenir de situações que possam colocar a sua saúde em risco.

Caso você venha a ter o problema, um médico precisa ser consultado. Apenas ele irá avaliar o melhor tratamento para o seu caso.

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

3 comentários em “Sinusite: o que é e como tratar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: