Dor de ouvido: conheça 4 remédios caseiros poderosos

Ao lado da dor de cabeça e da dor de dente, a dor de ouvido é uma das dores mais comuns que podemos sentir. Com certeza você já passou por um episódio do tipo e suas causas nem sempre são tão facilmente identificadas.

Entre os principais motivos para o surgimento de uma dor de ouvido, podemos citar algum líquido que entre no canal do ouvido, alguma infecção, uma lesão causada por algum objeto externo, como um cotonete, infecção na garganta, resfriado, entre outras situações.

Existem muitos medicamentos que podem ser utilizados para o tratamento deste tipo de dor, como antibióticos e analgésicos. Em algumas situações, o médico pode orientar até mesmo uma remoção de cera.

Mas existem também formas mais naturais de tratar uma dor de ouvido. É o caso dos remédios caseiros. Conheça quatro remédios caseiros poderosos que vão eliminar a sua dor de ouvido.

Conheça também os remédios naturais para ansiedade

Remédios caseiros para dor de ouvido

1. O vapor da camomila

Você certamente já conhece os efeitos da camomila para a saúde. Geralmente utilizamos na forma de chá, uma vez que seu poder calmante traz inúmeros benefícios. Mas saiba que além disso, a camomila possui efeito descongestionante, aliviando a pressão causa pela dor de ouvido.

dor de ouvido

Tudo isso é possível apenas com o vapor da camomila. Para utilizá-la dessa forma, você precisa apenas de óleo de essência de camomila. Pingue algumas gotas em uma panela de água fervente, coloque seu rosto no vapor e uma toalha por cima da cabeça. Basta inalar para aproveitar os benefícios da camomila para a dor de ouvido.

2. Compressa

Esta é uma técnica antiga, simples e muito eficiente para amenizar a dor de ouvido. Tudo que você precisa fazer é pegar uma compressa morna e colocar no ouvido. Isso vai ajudar ele a descongestionar. Aplique a compressa por cerca de 10 minutos.

Confira também: remédios naturais para tosse

3. Alho

As causas da dor de ouvido são as mais variadas possíveis. O alho tem poder de eliminar bactérias, portanto, se a sua dor tiver origem bacteriana, este pode ser um medicamento caseiro muito eficaz.
Para fazer este remédio caseiro para dor de ouvido você precisará de três dentes de alho.

Coloque-os em uma panela com água e leve ao fogo. Quando ferver, coloque os dentes de alho em um lenço, juntamente com um pouco de sal. Amasse o alho e deite de lado com o ouvido dolorido bem em cima do lenço.

4. Gengibre

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e pode auxiliar a eliminar a dor de ouvido. Rale um pouco do gengibre e aperte bem, até extrair o seu suco. Basta aplicar três gotas do líquido no ouvido dolorido. Depois tampe o ouvido com algodão.

dor de ouvido

Conclusão

Certamente, entre as dores mais comuns (e também mais dolorosas) podemos citar a dor de ouvido. O ideal é tratar este tipo de dor logo que surge. Para tanto, você aprendeu diversas receitas caseiras que vão dar um fim a este incômodo.

Se mesmo após o tratamento você perceber que a dor não desapareceu ou até mesmo que piorou, é necessário consultar um médico. Contudo, apenas ele, com um aparelho próprio para isso, poderá analisar e indicar o melhor tratamento para a sua dor de ouvido.

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: