Protetor solar – saiba qual o melhor para sua pele

Nada melhor do que a chegada do verão para descansar na beira da praia e pegar aquela cor, não é mesmo? Porém, a não utilização de protetor solar pode gerar graves queimaduras de pele.

Para evitar isso, a grande maioria das pessoas não deixa de se proteger para curtir o verão. O que muitos esquecem é que ele é essencial em todas as épocas do ano, até mesmo no inverno.

Os protetores solares são produtos compostos por substâncias químicas que bloqueiam os raios UVA e UVB que são emitidos pelo sol e muito prejudiciais à saúde.

Saber qual o fator correto de proteção para a sua pele é essencial para curtir apenas os benefícios que o astro rei pode lhe dar. Além disso, o protetor solar funciona como um hidratante, devendo ser utilizado o ano inteiro.

Protetor solar: o fator adequado para você

O sol não pode ser visto como um vilão, afinal, ele é muito importante para a nossa saúde. A vitamina D, por exemplo, essencial para o corpo humano é obtida através do sol. Quem nunca toma sol pode ser acometido por diversas doenças, como raquitismo ou osteoporose. A longo prazo, a falta de vitamina D pode ocasionar até mesmo a diabetes ou doenças cardiovasculares.

Descubra o que são remédios naturais clicando aqui

Mas cuidado, não é só sair por aí pegando sol, sem nenhuma proteção. Isso será mais prejudicial do que não tomar sol.

A primeira coisa a saber é que você não pode tomar sol entre às 10 e 16 horas. Ciente disso, é preciso escolher uma proteção com o fator adequado para o seu tom de pele:

  • FPS 20: indicado para a pele negra. É difícil ocorrer queimaduras na pele de cor negra, porém, é essencial a aplicação de protetor solar;
  • FPS de 20 a 30: indicação para a pele morena clara ou mulata. É comum haver queimaduras quando o sol é forte, portanto, não saia sem proteção;
  • FPS acima de 30: se você tem pele muito clara, não utilize uma proteção com FPS abaixo de 30. Pessoas com esse tom de pele se queimam muito facilmente, mesmo na sombra.

Protetor solar

Os melhores protetores solares

A escolha de determinada marca é algo muito pessoal. Sempre tome essa decisão orientado por um dermatologista, pois, ele irá avaliar a melhor opção para o seu caso em específico.

Protetor Solar Sun Fresh FPS 70, Neutrogena

Com um FPS 70 você estará protegido até no mais forte sol, independente do seu tom de pele. Sua fórmula não é oleosa e o produto é absorvido totalmente pela pele, fazendo com que ela fique seca, hidratada e protegida.

Protetor Solar Praia e Piscina FPS 50, Johnson’s – Sundown

O Sundown é uma das marcas mais conhecidas e utilizadas no Brasil. Este produto possui um alto fator de proteção. A versão praia e piscina protege não apenas do sol, mas do cloro e da água salgada do mar, o que faz com que ele não perca sua eficiência.

Protetor Solar Corporal FPS 50 120ml, L’Oréal Paris

Este protetor desenvolvido pela L’Oréal Paris garante não apenas a proteção solar mas a hidratação da pele.

Veja também: os melhores remédios naturais para a tosse

Conclusão

Utilizar a proteção correta é essencial para que você possa aproveitar apenas os benefícios do sol. Dessa forma, evitando o surgimento de inúmeras doenças e problemas de saúde, como o câncer de pele. Lembre-se de usar o protetor solar durante os 12 meses do ano e converse com seu dermatologista sobre qual a proteção mais indicada para você.

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: