Suplementos alimentares – Entenda o seu uso

Como é a sua alimentação diariamente? Você faz uso de suplementos alimentares? Você alimenta-se consumindo todos os nutrientes e vitaminas que o seu corpo precisa para o seu pleno funcionamento? Certamente você deve ter ficado na dúvida.

Cada vez mais a nossa alimentação tem se concentrado em cima de produtos industrializados que em nada nutrem o nosso organismo.

Justamente por isso, é difícil determinar se estamos de fato ingerindo todos os nutrientes, vitaminas e minerais de que o nosso corpo precisa e por isso existem os chamados suplementos alimentares.

Você possivelmente conhece os chamados suplementos alimentares, mas pelo nome de multivitamínicos.

Os multivitamínicos nada mais são do que suplementos alimentares que tem por função cobrir carências nutricionais de nossa alimentação.

Como o intuito é apenas cobrir carências nutricionais, em hipótese alguma os suplementos alimentares devem substituir alguma refeição ou consumo de algum alimento.

Função dos suplementos alimentares

Os suplementos alimentares têm inicialmente o intuito de suprir carências nutricionais em nossa alimentação, mas para serem efetivos devem estar atrelados a hábitos de vida saudáveis e a uma alimentação nutricionalmente rica.

Não acredite que os suplementos alimentares serão efetivos se você mantiver hábitos alimentares ruins e desregrados.

O mercado de suplementos, entretanto, é bem vasto. Alguns são completos, ricos em vitaminas e minerais de A a Z e outros suplementos alimentares destinados a um único objetivo, como, por exemplo, a Spirulina que tem sua indicação para pessoas que praticam atividades físicas.

Quer saber mais sobre suplementos para musculação? Clique aqui

Os tipos mais comuns

  • Suplemento alimentar termogênico: como o nome sugere um suplemente termogênico tem o intuito de acelerar a nossa queima calórica e consequentemente levar ao emagrecimento.
  • Suplemento hipercalórico: é justamente o oposto dos termogênicos e aqui a sua principal função é levar ao ganho de peso.
  • Suplemento protéico: indicado para quem deseja ganhar massa muscular uma vez que estes suplementos são ricos em proteínas
  • Suplemento alimentar hormonal: esse tipo de suplemento é utilizado para regularizar desordens hormonais e pode ser indicado caso o seu médico perceba que algum hormônio está em baixa.

O mercado de suplementos alimentares está cada vez se diversificando mais e é possível encontrar suplementos para todos os gostos. Aqui reunimos os mais conhecidos no mercado.

Como tomar suplementos alimentares?

Nunca, em hipótese alguma tome suplementos alimentares por conta própria. Embora possam ser benéficos para o nosso corpo. Fornecendo vitaminas e minerais necessários, sem expressa recomendação médica podem ser extremamente prejudiciais.

Uma vez que quando ingeridos em excesso ou sem necessidade podem acabar causando sérios problemas renais. Sendo também extremamente prejudiciais para o seu fígado.

Quando tomamos vitaminas e minerais em excesso podemos sofrer com a intoxicação por isso todo cuidado é pouco.

Em todo o caso, apenas faça uso de suplementos alimentares seja para qual fim for com expressa recomendação médica, visto que somente este profissional será capaz de identificar a periodicidade com que você deve tomar, assim como a dose recomendada tão como o tempo de tratamento.

Caso você seja orientado por um médico ou nutricionista a tomar um polivitamínico de A a Z por carências nutricionais, será necessário fazer com periodicamente exames de sangue para acompanhamento.

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

3 comentários em “Suplementos alimentares – Entenda o seu uso

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: