Remédio antiinflamatório – o que é?

Você certamente já deve ter tomado um antiinflamatório e talvez esse uso tenha sido feito há poucos dias e sem prescrição médica. Mas afinal, o que vem a ser um remédio antiinflamatório? E qual a sua indicação de uso?

O que é um medicamento genérico?

O que é um remédio antiinflamatório?

Um remédio antiinflamatório ou antiflogístico é medicamento utilizado para o tratamento de inflamações, certamente como já podemos prever pelo nome. São responsáveis pelo alívio dos sintomas advindos da inflamação em nossos tecidos (como por exemplo, dor e febre).

Os medicamentos antiflogísticos são divididos em dois grupos, os medicamentos esteróides (corticóide) e os medicamentos não esteróides (AINEs).

Diferenças entre medicamentos esteróides (corticóide) e os medicamentos não esteróides (AINEs).

Normalmente os medicamentos não esteróides possuem um comércio mais livre, dessa forma, muitos deles podem sem comprados sem prescrição médica. Contudo, alguns AINEs só podem ser vendidos com prescrição médica e possuem tarja vermelha.

Os medicamentos corticóides por sua vez são todos vendidos com prescrição e apresentam a tarja vermelha de controle “Venda sob prescrição médica.

Mesmo que existam medicamentos antiinflamatórios sendo comercializados livremente sem prescrição médica é preciso cuidado, uma vez que o consumo descontrolado deste tipo de medicamento pode acarretar inúmeros efeitos colaterais em seu usuário. Dentre eles podemos citar danos renais e até mesmo hepáticos.

Evite a automedicação, procure sempre ajuda de um profissional de saúde.

Quais as diferenças entre os medicamentos antiinflamatórios, antibióticos e analgésicos?

A diferença entre estes três medicamentos é possível de ser constatada apenas analisando o nome de cada um deles.

Dessa forma, o medicamento antiinflamatório como o nome sugere tem ação de combater as inflamações. Tendo como coadjuvante a ação de minimizar a dor (alguns antiinflamatórios têm ação analgésica).

Contudo, acabamos adiantando a função dos analgésicos. Os analgésicos nada mais são do que medicamentos que interrompem a transmissão nervosa, de modo a permitir que seu usuário minimize ou anule a percepção de dor.

São medicamentos indicados para o tratamento de dores das mais diversas. É preciso apenas estar atento que alguns analgésicos têm melhor atuação para um determinado tipo de dor.

Já os antibióticos são medicamentos destinados ao tratamento de infecções causadas por bactérias. Sendo, desta forma, um medicamento para o combate das bactérias causadoras de infecções.

Contraindicações

Embora você possa comprar um medicamento antiinflamatório na farmácia sem qualquer restrição (exceto os de tarja vermelha) é preciso destacar que mesmo sem necessidade de prescrição médica os antiinflamatórios possuem contra-indicações.

Dentre elas o uso deve ser cauteloso por pessoas que apresentem algum tipo de alergia aos AINEs e pessoas idosas.

Assim com o uso deve ser cauteloso por pessoas com problemas de pressão como pressão alta, por exemplo, tal como pessoas com úlcera ou histórico de hemorragia digestiva.

Se você está grávida ou está amamentando o uso também só deve ser feito após expressa recomendação médica. Não se automedique com antiinflamatórios ou qualquer outro tipo de medicamento.

Dessa forma, pessoas com insuficiência cardíaca, renal ou com cirrose, pessoas tratadas com varfarina e com risco de hemorragia, tal como pessoas que fazem abuso de álcool não são indicadas a consumirem antiinflamatórios.

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: