Dorflex – Para que serve?

Somos totalmente contra a automedicação, contudo, é impossível negar que você não tenha um Dorflex em casa nesse momento, na bolsa, na gaveta no escritório, no carro.

Não importa exatamente onde ele está, mas é quase certo que você tenha um por perto. Caso você não tenha é porque acabou. Inegavelmente você sabe de que medicamento estamos falando.

Sim, aquele remédio da caixinha azul que promete aliviar algumas dores, mas será? Afinal, para que serve o Dorflex que facilmente podemos comprar na farmácia sem qualquer prescrição médica?

Dorflex, o que é?

O Dorflex é um dos medicamentos mais conhecidos. É um analgésico e relaxante muscular que pode ser indicado para o tratamento de dores de cabeça tensionais (normalmente causada por estresse e popularmente chamada de dor de cabeça por tensão.

Isso porque quem tem, caracteriza a dor como uma faixa apertada que circunda a cabeça), e a dores oriundas de contraturas musculares (uma contratura muscular se caracteriza pela contração incorreta de um músculo que após a contração não consegue voltar ao normal).

O Dorflex é composto por dipirona. A dipirona é um medicamento conhecido por suas propriedades analgésicas. Sendo a dipirona no Dorflex a principal responsável por garantir o alivio das dores.

Entenda mais sobre a Dipirona clicando aqui

Uso do Dorflex

Este medicamento é indicado (sempre com prescrição médica) para o tratamento de dores de cabeça com as mais inúmeras causas, assim como dores musculares (Dorflex atua também como um relaxante muscular).

Vale destacar aqui que o uso do Dorflex para o alivio de dores sejam elas de cabeça ou musculares (de origem traumática ou inflamatória) só deve ser feita por um adulto, na posologia de um comprimido de três a quatro vezes diariamente.

Há ainda a opção de fazer o consumo do Dorflex em gotas e neste caso o mais indicado é o consumo de no máximo duzentas e quarenta gotas diariamente, lembrando sempre que o consumo e a administração de qualquer medicamento só deve ser feita com prévia recomendação médica, isso por conta de suas contra-indicações e efeitos colaterais.

Contra-indicações do uso

Embora seja um medicamento que podemos pensar ser inofensivo possui muitas contra-indicações dentre elas o Dorflex não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Da mesma forma o consumo deste medicamento não é indicado para menores de doze anos assim como para pessoas com glaucoma, ou miastenia grave.

Além das contra-indicações o medicamento também apresenta alguns efeitos colaterais (justamente por isso é imprescindível que você tenha acompanhamento médico para administrar qualquer medicamento). Dentre os efeitos mais comuns temos boca seca, diminuição da produção de suor, fraqueza, enjôo, agitação, tremores, palpitações, batimentos do coração de maneira irregular, dor de cabeça, tontura, prisão de ventre, sonolência, alucinações dentre outros.

Mais informações sobre esse medicamento? Clique aqui

Custo

Esse medicamento pode ser comprado sem receita médica e é facilmente encontrado em praticamente qualquer farmácia na seção de analgésicos ou remédios próprios para dor de cabeça.

O custo pode variar bastante, mas a média é que uma cartela de Dorflex custe por volta de R$ 7.

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

2 comentários em “Dorflex – Para que serve?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: