Remédios para emagrecer – entenda melhor!

Muitas pessoas cansadas de dietas mirabolantes e cheias de limitações na alimentação, acabam optando por um caminho mais fácil, e começam a ingerir remédios para emagrecer.

Também chamados de inibidores de apetite, esses medicamentos foram liberados para venda em 2016, com a aprovação do senado brasileiro.

Por isso, resolvi trazer esse artigo hoje, para esclarecer muitas dúvidas sobre o uso desses medicamentos. Como também, falar um pouco dos mais vendidos no mercado atualmente.

Classificação dos remédios para emagrecer

Bom, para você entender melhor, criamos uma tabela com os 3 tipos de remédios para emagrecer que existem:

Classificação O que significa
Anorexígenos Esse tipo de medicamento é o que mais possui efeitos colaterais, pois são constituídos por anfetaminas. Contudo, o processo do medicamento é simples, ele inibe o apetite quando ingerido.
Sacietógenos Já esse medicamento é famoso por dar a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa não sinta fome.
Inibidores de absorção Essa classe tem uma função muito diferente das duas acima, ela não haja nem na sensação de saciedade e nem reduz o apetite.

Esse tipo de medicamento, inibe em torno de 30% da absorção de gordura no intestino. E isso, auxilia na perda de peso.

Tomar apenas o medicamento fará eu emagrecer?

Essa é uma pergunta muito comum. Contudo, os medicamentos acima citados só farão você emagrecer se você adotar uma vida mais equilibrada. Desde alimentação até exercícios físicos diários.

Ou seja, os remédios para emagrecer não fazem você emagrecer se apenas forem ingeridos de maneira aleatória durante a vida. Mas eles auxiliam na perda de peso, por isso, é fundamental uma dieta regrada na reeducação alimentar.

Quais são os efeitos colaterais desses medicamentos?

Apesar de serem considerados remédios seguros, ainda assim há uma serie de efeitos colaterais que podem causar. Tais como:

  • Tremor no corpo
  • Falta de sono
  • Depressão
  • Aumento da pressão
  • Picos de agitação

Remédios para emagrecer mais vendidos no mercado

Como já é de se imaginar, os remédios para emagrecer fazem muito sucesso no mercado, e há várias pessoas que são adeptas a eles.

  1. Sibutramina

É um dos remédios mais usados para emagrecer. Ele é classificado como um Anorexígenos, ou seja atua diminuindo o apetite, mas também auxilia no gasto calórico. Mas, ele só pode ser comprado com prescrição medica.

  1. Saxenda

Seu principal objetivo é a redução da fome. O principio ativo é o mesmo que o usado no medicamento Victoza (para o tratamento da diabetes), por esse motivo ele pode melhorar a glicose no sangue.

  1. Orlislat

Esse medicamento é um dos classificados como inibidores da absorção. Como atua diretamente na redução de gordura absorvida pelo intestino, mas é indicado para pessoas que consumem uma quantidade muito grande de gordura.

Ele é um remedio que é comumente usado juntamente com outros remédios para emagrecer, mas de outra categoria, para um efeito maior na perda de peso.

  1. Fluoxetina

É muito usado para o tratamento da ansiedade. Dessa forma, pode ser usado também para auxiliar na perca de peso, reduzindo a vontade de comer.

Quando posso usar remédios para emagrecer?

O uso desse medicamento deve ser uma das ultimas opção para a perca de peso. Dessa forma, antes de optar pelos remédios para emagrecer, tente alterar seus hábitos alimentares, incluir atividades físicas no seu dia a dia.

Contudo, depois dessas opções esgotadas e sem resultados, você pode conversar com seu médico para recomendar o melhor medicamento para você.

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: