Riscos dos anticoncepcionais – Descubra hoje!

Apesar de existir benefícios ao tomar anticoncepcional como o de evitar à gravidez, regular a menstruação, melhorar a TPM, tratar a acne e endometriose, os efeitos negativos são inevitáveis. Há riscos dos anticoncepcionais que você precisa saber a fim de se precaver para não gerar problemas maiores no futuro. Eles podem lhe causar certos incômodos e desconfortos, principalmente, logo no início do tratamento.

Você poderá sentir náuseas, dores de cabeça e enxaqueca, diminuição de libido, dentre outros efeitos colaterais. Mas com o passar do tempo, eles podem desaparecer.

Separamos abaixo os 8 riscos dos anticoncepcionais mais comuns nas mulheres. Pode ser que algum deles ou todos venham a ocorrer com você.

Mas antes de você desistir de tomar o que lhe foi prescrito, espere por uns 3 a 6 meses que é o tempo do seu corpo se acostumar. E, caso eles persistem, procure sua ginecologista.

Veja: anticoncepcional engorda?

8 riscos dos anticoncepcionais mais comuns

Os anticoncepcionais trazem muitos benefícios para você, mas também pode lhe causar riscos. Abaixo você terá uma lista dos 8 mais comuns que podem ocorrer!

1 – Náuseas

Você poderá sentir uma pequena náusea quando for tomar a pílula pela primeira vez. Mas ela costuma desaparecer depois de um tempo. Se você tomar a pílula anticoncepcional durante o almoço ou na hora de ir dormir, isso pode te ajudar a sentir menos desconforto. Caso se prolongue por mais de 3 meses, procure sua ginecologista.

2 – Sensibilidade nos seios

Um dos riscos dos anticoncepcionais gera é você sentir um aumento ou sensibilidade nos seios. Isso normalmente passa algumas semanas após o início do tratamento. Uma boa dica para você diminuir esse incômodo é reduzir a ingestão de cafeína e sal e usar um sutiã mais confortável.

3 – Dores de cabeça e enxaqueca

Os hormônios contidos nas pílulas anticoncepcionais podem lhe causar dores de cabeça e enxaqueca. Dependendo da dosagem e do tipo de hormônio, isso pode levar a riscos mais graves.

Se você optar em tomar uma pílula de baixa dose de algum tipo de hormônio, a incidência das dores de cabeça tende a diminuir. Mas é normal que você melhore com o tempo, caso isso não aconteça, informe a sua ginecologista.

4 – Mudança de humor

Você pode ter uma mudança de humor, caso comece a tomar um anticoncepcional. Alguns estudos demonstram que pode afetar o humor e aumentar o risco de depressão ou ter alguma alteração emocional. Caso você note essas mudanças, entre em contato com o seu médico.

5 – Diminuição da libido

O hormônio ou os hormônios contidos nas pílulas anticoncepcionais pode afetar o seu desejo sexual ou a libido. Caso você note sua redução e isso lhe incomodar, é aconselhável procurar ajuda de um profissional.

Há mulheres que acontece o contrário, ou seja, sentem um aumento de libido por conta de ficarem menos preocupadas em engravidar. Também pelo fato do anticoncepcional diminuir as cólicas menstruais, a TPM e os miomas uterinos.

6 – Corrimento vaginal

Você pode sentir alterações no corrimento vaginal quando tomar a pílula. Isso pode ser um aumento ou uma diminuição na lubrificação vaginal. Se você observar que sua vagina está constantemente seca, converse com sua ginecologista para aumentar sua lubrificação vaginal a fim de que o sexo seja mais confortável e agradável.

Essas alterações em você geralmente não são prejudiciais, mas caso exista alternâncias de cor e odor, isso pode ser um indicativo de uma infecção. Não hesite em informar ao seu médico sobre isso, caso você perceba.

Leia também: anticoncepcional na amamentação – posso tomar?

7 – Problemas cardiovasculares

A pílula anticoncepcional pode aumentar em você o risco de problemas cardiovasculares como coágulos sanguíneos, trombose venosa profunda (TVP), coágulos no pulmão, derrame ou ataque cardíaco.

8 – Aumento de pressão arterial

Outro risco dos anticoncepcionais é você ter um aumento da pressão arterial, tumores benignos no fígado e alguns tipos de câncer. Se você estiver tomando algum, fique atento a qualquer alteração de sua pressão ou um desses citados. Caso perceba alguma diferença em seu corpo, procure imediatamente ajuda médica.

 

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

2 comentários em “Riscos dos anticoncepcionais – Descubra hoje!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: