Anticoncepcional engorda? Descubra hoje mesmo!

Quase 100% das mulheres afirmam que o anticoncepcional engorda ou que após iniciarem o tratamento houve um maior ganho de peso.  Por conta disso, você deve estar pensando que, quando iniciou o uso de anticoncepcional, engordou.

Existe hoje na literatura mais de 40 estudos os quais refutam a teoria ou o mito de que o anticoncepcional está relacionado a ganhar peso.

No entanto, tomar contraceptivos hormonais de qualquer tipo pode levar o seu organismo a reter mais líquido antes do período em que menstrua. Isso pode fazer com que você ganhe alguns quilos, mas isso normalmente desaparece quando a menstruação acaba.

Também é normal acontecer de você ganhar entre 1 a 4 quilos após iniciar esse tratamento. Até porque é um efeito colateral de curto prazo que desaparece após três meses. Então fique tranquila!

Abaixo você terá uma explicação melhor a respeito de como os anticoncepcionais agem no funcionamento do seu corpo. Também descobrirá que não há evidências que comprovem que o anticoncepcional engorda.

Anticoncepcional engorda? Estudos dizem que não!

Pode ser que você venha a engordar, mas é raro acontecer e não é por causa do fato de tomar esse contraceptivo hormonal. Existem muitos fatores que levam você a engordar, como:

  • Sedentarismo
  • Metabolismo lento
  • Sua alimentação
  • Estilo de vida.

Talvez você se enquadre entre aquelas que ganham um pouco de peso ao iniciarem o uso de pílulas anticoncepcionais.

Porém, muitas vezes, é um efeito colateral que dura pouco tempo por conta da retenção de líquidos, e não por aumento de gordura extra em seu corpo.

Este estudo não evidenciou que pílulas anticoncepcionais são a causa em aumentar o peso em boa parte das mulheres.

E, como ocorre com outros possíveis efeitos colaterais da pílula anticoncepcional, caso você ganhe peso será pouco e poderá desaparecer dentro de uns 2 a 3 meses.

Caso você engorde muito após esse período, converse com sua ginecologista. Ela pode lhe sugerir um tipo diferente de pílula anticoncepcional. Até porque, nem todas possuem as mesmas composições como iremos lhe explicar abaixo.

Veja: anticoncepcional na amamentação – posso tomar?

Tipos de pílulas anticoncepcionais

Existem dois tipos de pílulas anticoncepcionais, as quais são:

1 – As pílulas que possuem em sua composição o estrogênio e a progesterona

2 – As pílulas que só possui em sua composição a progestina.

É bom você ficar atenta que as pílulas anticoncepcionais (mais da metade deles) possuem em sua composição o mesmo tipo de estrogênio, só que em várias doses.

No entanto, cada tipo de comprimido pode oferecer um tipo ligeiramente diferente do hormônio progesterona (doses diferentes). E o resultado será você sofrer diferentes efeitos colaterais.

De qualquer maneira, seja qual for o tipo de anticoncepcional que você esteja tomando, dê pelo menos 3 meses para passar esse efeito colateral.

Caso você sinta que continua engordando de forma descontrolada, então, é melhor avaliar com sua ginecologista e ver a possibilidade de trocar.

Atuais pílulas anticoncepcionais são diferentes

Os comprimidos de anticoncepcionais vendidos hoje são diferentes dos anos anteriores. Enquanto que nos anos 60 (período em que foram vendidas pela primeira vez) as pílulas anticoncepcionais tinham níveis muito altos de estrogênio e progestina, atualmente, há quantidades de hormônios muito menores.

A alta dose de estrogênio no anticoncepcional pode causar ganho de peso devido a reter líquidos e aumentar o apetite.

Leia também: os riscos dos anticepcionais

Qual a solução para manter o peso já que não é o anticoncepcional que faz engordar?

Embora não existam evidências do ganho peso relacionado a qualquer tipo de anticoncepcional, algumas mulheres são propensas a reterem líquidos em seu corpo.

Você precisa observar se não é isso que está acontecendo e como está o seu estilo de vida. De repente, tomando a pílula anticoncepcional você mudou alguns de seus hábitos.

Observe se você não está ansiosa, estressada. Pois, esse estado emocional leva a comer alimentos gordurosos, doces, ou seja, não saudáveis. Até porque um dos efeitos colaterais é o aumento de apetite por causa do estrogênio.

A solução é escolher por pílulas anticoncepcionais que contenham menos de 20 mcg (substância ativa) de estrogênio. E também seguir uma dieta pobre em carboidratos, aumentar o ritmo de exercícios, encontrar maneiras saudáveis ​​de eliminar o estresse e ansiedade.

O ideal é que encontre formas eficazes de eliminar essas toxinas de seu organismo.

Espero que você tenha gostado desse artigo sobre anticoncepcional engorda. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários e nós iremos lhe ajudar!

 

 

 

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

2 comentários em “Anticoncepcional engorda? Descubra hoje mesmo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: