Para que serve o Paracetamol – Você sabe?

Todo mundo conhece o Paracetamol. É um remedio que deve estar sempre junto com a gente, por conta de todos os seus benefícios. Mas afinal, você sabe para que serve o Paracetamol?

Sempre que estamos com uma dor no corpo ou na cabeça, nosso primeiro pensamento é: “vou tomar um Paracetamol para aliviar um pouco…”.

Isso é fato, o Paracetamol serve para o alivio de pequenas dores. Mas, temos que estar atentos aos outros pontos de ação desse medicamento.

Além de ser um medicamento barato, o Paracetamol tem uma taxa de efeitos colaterais muito pequena, se utilizado de forma correta. Dessa forma, é utilizado por grande parte da população.

Nesse artigo vamos trazer detalhadamente para que serve o Paracetamol. Todos os seus benefícios serão citados aqui para que você entenda melhor o uso desse medicamento.

Quer saber tudo sobre o Paracetamol? Clique aqui

Para que serve o Paracetamol em adultos

O Paracetamol em adultos serve para baixar a temperatura corporal e alivio de dores leves, que podem ser características de gripes comuns, dores corporais e nas articulações após exercícios físicos, e também para o alivio de cólicas menstruais.

É comumente prescrito também para situações pós cirúrgicas, controlando a dor do paciente e trazendo maior bem estar.

Paracetamol

Para que serve o Paracetamol em crianças e bebês

Apesar de não ser indicado para crianças menores de 12 anos, em alguns casos por recomendação médica, pode ser ingerido.

É indicado para o mesmo efeito dos adultos. Porém, geralmente a sua recomendação medica esta associada ao crescimento dos primeiros dentes, aliviando as dores do bebê.

Vale lembrar, que nesse caso, o mais indicado é o Paracetamol em gotas, para que o bebê tenha mais facilidade em ingerir o medicamento.

Em todos os casos, o medicamento deve ser tomado apenas na dose recomendada. Pois, o uso do Paracetamol acima da dose diária recomendada pode causar graves problemas de saúde.

Quer saber mais sobre os efeitos colaterais do Paracetamol? Clique aqui

O Paracetamol é um anti-inflamatório?

O Paracetamol muitas vezes é confundido como anti-inflamatório, porém ele não é. O Paracetamol é um medicamento antipirético (combate a febre) e analgésico (diminui dores leves), dessa forma, é uma ótima opção quando você apresentar esses sintomas.

Assim sendo, o Paracetamol tem uma eficácia menor do que medicamentos anti inflamatórios, em casos de doenças renais e artrite, por exemplo. Contudo, ele pode ser recomendado para o controle da dor, nesses casos.

Onde posso encontrar o Paracetamol

O Paracetamol pode ser encontrado nas farmácias pelo próprio nome, na forma de genérico, ou ainda com o nome da marca do medicamento.

Deseja saber como é recomendado tomar o Paracetamol? Clique aqui

 

Espero que depois desse artigo tenha ficado mais claro para que serve o Paracetamol. Lembre-se de sempre consultar seu médico antes de se automedicar.

 

 

efeitocolateralblog

Sou estudante de ciências farmacêuticas da Universidade do Porto

3 comentários em “Para que serve o Paracetamol – Você sabe?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: